Quinta-feira, 3 de Março de 2005

Mitologia Norueguesa - parte 1.2

vou continuar a parte 1 pk encontrei mais umas cenas sobre Nøkken, incluindo 1 historiazinha, dakelas antigas k supostament são reais!

Nøkken vive em lagos, lagoas e aguas calmas. é ele kem puxa as pessoas para agua, provocando o seu afogamento. Todos os anos el procura 1 vítima, pl menos.
Kuando Nøkken grita, suspira ou "xora" (?), está a avisar de que alguem se vai afogar. Algumas pessoas etão predestinadas a morrerem p afogamento, e knd xegar a hora dessas pessoas, Nøkken grita da agua: "A Hora Chegou, mas o Homem Nao!"

Nøkken é mestre em transformaçoes: el pode-s transformar em cavalo, jangada, 1 jovem muito bonito ou 1 velho barbudo. Na maior parte das vezes assume o aspecto de 1 cavalo branco, atraindo rapazes a montá-lo, saltando de seguida para a agua. os rapazes, km é obvio, morrem afogados!

Existe 1 Nøkk (Nøkken ker dizer "O demonio da agua, THE water sprite"; Nøkk ker dizer apenas "demonio da agua, water sprite". n sei s m fiz entender =p) num lago xamado Langlivann. a este lago chegou uma vez 1 viajante k keria atavessar, e viu, espantado uma jangada a flutuar na agua. a jangada estava 1 bocado distante da margem ond el s encontrava, e o homem tentou assim alcançá-lo k o seu machado (cravando a lamina do machado e puxando-a para si). mas assim k a lamina do machado acertou na jangada, esta desapareceu. Era Nøkken k s tinha transformado para o atrair para a agua, mas ao levar k o aço da lamina teve de fugir, porque o aço o fere. (nao m perguntem pk =p)

Quando vão raparigas para a beira da agua, Nøkken aparec na pele d 1 homem bonito e jovem, de cabelos compridos; atraindo-as para a agua.
Também canta, com 1 voz linda k atrai sobretudo mulheres para as aguas. mas para além de atrair pessoas, este ser tb morde (!) os k la vao tomar banho. é mais provavel ser mordido depois do pôr do sol.
Se lhe xamarem pelo nome, o encanto desfaz-se e Nøkken é obrigado a desistir da sua vítima.

Para além de Nøkken tb existe outro ser parecido. mas enknt Nøkken vive em aguas calmas, Fossegrimen vive em rios e cascatas, tocando violino. Ele toca km ninguem, e em noites escuras e calmas toca de forma a k é impossivel ficar calmo e descansado para kem ouve: a pessoa tem k s mexer, andar. É knd el tenta atrair as pessoas para dançarem na sua cascata.

Fossegrimen tb ensina a tocar violindo, e melhor professor é impossivel de encontrar! diz-se k mtos dos grandes violinistas noruegueses aprenderam a tocar k ele.
Mas kem ker aprender tem k dar algo em troca: 1 perna de ovelha, roubada da dispensa do vizinho. a pessoa k ker aprender vai ter k Fossegrimen numa noite de Quinta-feira e atira a perna de ovelha para a cascata. no primeiro dia nao s aprende nada, porque ele vai comer. na Quinta-feira seguinte, afina o violino da pessoa, e na 3ª quinta-feira, a musica vem sozinha do violino.
Os k aprenderam a tocar k este mestre, tocam como mais nng consegue.

peço desc mais 1x se as algumas cenas ficaram estranhas, mas km ja disse antes, axo 1 bocado dificil traduzir.

publicado por Vanilla às 11:41
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Luigi Delvecchio a 3 de Março de 2005 às 23:46
Estou fascinado com as histórias acerca de Nøkken e as suas transformações, o que faz dee um ser extraordinariamente temível.
A parte da água diz-me muito. Deve haver um Nøkken por estas bandas. Mas não existem registos nessas histórias de alguém que lhe tivesse escapado?
Para concluir, acho que vou investigar mais sobre mitologia nórdica.


De mush a 3 de Março de 2005 às 16:50
pois é gaja =) qnt a fantasmas e ksas do genero, nnc passei p nada do genero pa dizer k ja vi, mas tu ja tivest varias experiencias e acredito k tenhas msm sentido o k contas, pl maneira km reagias knd t aconteciam.knt aos lobishomens, tnh 1 teoria (ker dizer..eu n tnh, mas conheço 1 teoria) bastante credivel k axo k xplica pl - km surgiram as lendas e os medos. p isso, n acredito mt em lobishomens vivos. mas hei d xcrever sbr isso tb n blog + cedo ou + tard, s m lembrar.


De VaNiLlA a 3 de Março de 2005 às 15:11
Eu adoro lendas nórdicas! Aliás, a Europa tem lendas lindíssimas, mas especialmente gosto das nórdicas. As lendas por vezes escondem uma verdade, como também as aumentam com o passar dos anos. Mitos como lobisomens e vampiros são mistérios que fascinam-nos a todos =) e mesmo as histórias de bruxas e fantasmas que foram contadas pelas nossas avós e mães. A minha Manhé contou-me uma vez que existia na terra dela, em Torres Vedras um lobisomem. E, de nós, quem não se lembra o nosso Bonga a contar exactamente a mesma história??Acredita quem quiser, ninguém é obrigado a acreditar nestas coisas. Acerca dos fantasma adorava fazer um post com isso... só que me chamariam de maluca. Mas... quem passa por essas coisas é quem sabe... e a Ka também o sabe muito bem pelas que eu passei... Como já referi, ninguém é obrigado a acreditar, mas existe muitas coisas que passam além de histórias... E vivas para os que acreditam no mistério do oculto!!!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Junho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
23
24

25
26
27
28
29
30


.posts recentes

. Tanranaranararararar!!!!!...

. Que dia.....

. Malditas hierarquias...

. Ebaaaaaaaaaaa

. LORDI!!!!!

. 'Cá grande salada russa ...

. CAIU NEVE CARAÇAS!!!!

. Atacados do Clima está de...

. O Blog ABANDONADOOOOOOOO

. Nightwish em Portugal HUR...

.arquivos

. Junho 2006

. Maio 2006

. Janeiro 2006

. Novembro 2005

. Agosto 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds